Portugal agora é parte da maior rede mundial de empreendedores sociais

O início oficial das atividades da Ashoka em Portugal marca a participação do país na rede com mais de 3.500 empreendedores em 92 países.

Com o lançamento das atividades da Ashoka em Portugal, a 14 de março de 2017, o país passa a integrar maior rede mundial de empreendedores sociais. O evento teve lugar na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, onde representantes de diversas instituições do terceiro setor presenciaram o anúncio das cinco Escolas Transformadoras e do novo Ashoka Fellow Rui Marques.

As escolas portuguesas que se destacaram pela sua visão e missão educacional diferenciadas são o Agrupamento de Escolas do Freixo (Viana do Castelo), o Colégio de São José (Coimbra), a Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe (S.Miguel), a Escola Profissional Magestil (Lisboa) e a Park International School (Lisboa). Estas passarão a fazer parte de uma rede de mais de 250 escolas que trabalham em colaboração como embaixadoras de mudanças do paradigma educativo.

O empreendedor social Rui Marques, atual presidente do Instituto Padre Antônio Vieira, junta-se ao primeiro Fellow português, Miguel Neiva, criador do projeto ColorADD®, que já faz parte da rede Ashoka desde 2012. No evento esteve presente o Secretário de Estado de Educação, João Costa, que à Agência Lusa destacou que inciativas como esta “conferem visibilidade a algumas das melhores práticas pedagógicas que existem no país e que têm de ser reconhecidas”.

Fonte: Comunicação Ashoka Portugal com informações do IPAV e Escola Básica Integrada Rabo de Peixe.