Abrantes, uma Comunidade Transformadora

Na sessão de abertura das Jornadas da Educação de Abrantes 2018, a 13 de março, foi apresentado o projeto Abrantes – Comunidade de Educação Changemaker, promovido pela Câmara Municipal de Abrantes, o IPAV e a Ashoka Portugal.

Partindo da realização de que, no mundo de hoje, é preciso repensar a educação e colmatar as dificuldades que acrescem de uma ação desintegrada dos que educam dos que formam, dos que empregam, a Ashoka Portugal e a Câmara Municipal de Abrantes lançam um projeto piloto de criação de um ecossistema colaborativo promotor de uma Aprendizagem Transformadora no território.

A apresentação do projeto contou com intervenções da Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, da Directora da Ashoka Portugal, Constança Aragão Morais, e do secretário de Estado da Educação, João Costa. O que se pretende com ele é reforçar o papel de Abrantes como pólo de inovação educativa a nível nacional e Europeu, bem como potenciar as lições aprendidas e as oportunidades resultantes de um longo caminho percorrido por esta comunidade com o seu projeto educativo municipal, que tem já uma dimensão importante de participação comunitária, de governação integrada.

Fonte: Comunicação Ashoka Portugal com informações do MedioTejo.net