Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe - Escola Transformadora

Através de colaborações com a rede local, do trabalho direto com as famílias e do envolvimento dos alunos e professores, a Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe é um exemplo de um projeto educativo que se soube adaptar e servir o contexto em que trabalha, tornando-se um verdadeiro agente transformador na comunidade local. 

A Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe, de ensino Público, localiza-se numa zona rural da ilha de S.Miguel dos Açores e acolhe cerca de 2000 alunos, desde o Pré-Escolar até ao 12º ano. Esta Escola tem como lema que a última coisa que devemos fazer é desistir e virar as costas às dificuldades. No contexto difícil em que se encontra, esta escola soube encontrar respostas positivas, investidas de sentido de responsabilidade e compromisso por parte de todos os intervenientes.

Os alunos, sentido primeiro e último da escola, são o “cerne” desta comunidade educativa, que os envolve e apoia no seu processo educativo, de modo a que se sintam integrados e também responsabilizados pelo mesmo, através de uma gestão humanista, de proximidade, de reconhecimento. Tanto no plano relacional e emocional como a nível de competências-chave necessárias à realização pessoal e profissional - como o trabalho de equipa, a curiosidade, a empatia e o empreendedorismo - os alunos são cuidados e apoiados por professores que vêm para além de métricas de sucesso tradicionais e não se limitam às responsabilidades esperadas de um mero lecionador.

Um programa que faz desta uma escola verdadeiramente Transformadora é o Trajeto Seguro, que abrange todos os alunos do 2º ano - momento considerado crítico no trajeto escolar, uma vez que é nele que muitos alunos perdem o ano pela primeira vez, começando assim um ciclo vicioso de desvinculação com o seu progresso educativo. Através de uma estreita colaboração com a rede de ação social local, a Escola oferece a estes alunos um acompanhamento continuado a nível da saúde, relações familiares, desenvolvimento da inteligência emocional e apoio pedagógico, de forma a que se sintam preparados, seguros, apoiados e motivados a sonhar e concretizar os seus sonhos. Outra iniciativa que mudou fundamentalmente o ambiente vivido na escola e as mentalidades dos alunos é a Assembleia da Reconciliação, onde semanalmente os alunos avaliam e procuram soluções os desafios da comunidade escolar, de forma democrática e colaborativa.

A forma como a equipa de docentes trabalha, é gerida e apoiada é também um fator crítico de sucesso nos largos passos evolutivos dados por esta escola nos últimos anos. Uma direção que ouve e que coloca os profissionais em patamares reflexivos e de grande envolvimento pessoal, uma gestão formativa que os empodera para resolver os desafios diários e específicos com que se deparam no dia-a-dia e, por fim, um espírito de colaboração e entreajuda, são aspectos chave para a promoção de vínculos saudáveis com os alunos e da promoção de experiências de aprendizagem efetivas.

Esta escola integrou a equipa da Ashoka de Escolas Transformadoras, por acreditar que todos podem, à sua maneira, ser agentes de transformações positivas no seu entorno (e dando a própria escola esse exemplo). 


Print