Image
Desde há quase 40 anos, a Ashoka tem sido pioneira na área do empreendedorismo social, descobrindo, selecionando e apoiando inovadores sociais alavancadores de grandes transformações sistémicas positivas. Estas pessoas são reconhecidas pela sua capacidade de liderança, criatividade, empatia e compromisso na resolução de problemas sociais de forma efetiva e inovadora.

Hoje, somos uma rede global de mais de 3.600 inovadores sociais (Ashoka Fellows) em diversas áreas de atuação: meio ambiente, direitos humanos, saúde, desenvolvimento económico, educação e participação cívica.

Critérios e Seleção

O processo de seleção de Asoka Fellows está centrado na pessoa e na sua solução inovadora de amplo impacto social. Apenas reconhecemos empreendedores cujo impacto social já seja mensurável e sentido, com um caráter empoderador (não assistencialista) e, ainda que em possível colaboração com órgãos públicos, não diretamente ligadas ao governo.
Image

Cinco critérios

O processo de seleção da Ashoka é consolidado pelos nossos cinco critérios, de acordo com os quais todos os candidatos a Ashoka Fellows serão avaliados em cada etapa do processo de seleção:

Uma ideia inovadora: Deve oferecer uma nova solução ou abordagem para resolver um problema social que mudará o padrão em determinado campo.

Criatividade: Deve ser criativo e visionário, capaz de tornar as suas visões em realidade.

Qualidade empreendedora: Deve ser motivado pela meta de resolução do problema que estão a resolver. Normalmente, não descansam até que sua ideia seja o novo padrão para a sociedade. Ao mesmo tempo, estão dispostos a lutar incansavelmente com muitos desafios práticos de "como fazer".

Impacto social da ideia: A nova ideia deve ter o potencial de mudar significativamente um setor e desencadear o impacto a nível (pelo menos) nacional. A ideia em si tem de ser suficientemente nova, prática e útil para se tornar norma para as pessoas e organizações que trabalham na área.

Fibra ética: terá de inspirar confiança e uma fibra ética inquestionável.

Ser Ashoka Fellows

Os Ashoka Fellows trabalham em parceria uns com os outros e com a Ashoka para co-criar um mundo no qual todas e todos podemos ser agentes de transformação social positiva.

Uma vez selecionado, cada Fellow embarca num cronograma personalizado de investimentos e apoio por parte da Ashoka e dos nossos parceiros. Algumas das oportunidades que oferecemos são:

  • Uma bolsa financeira até três anos, se necessário, para que o Fellow se dedique a tempo integral à promoção de sua ideia;
  • Oportunidades de envolvimento de mentores e parceiros empresariais que ajudam a acelerar e escalar o seu impacto;
  • Maior visibilidade e notoriedade a nível internacional;
  • Uma comunidade global de pares.

Notícias

COM_SPPAGEBUILDER_ADDON_ARTICLE_NO_ITEMS_FOUND