Empresas Transformadoras em Portugal

Em Portugal, temos uma rede emergente de empresas transformadoras empenhadas em contribuir para um país mais inovador, participativo e colaborativo, em que todos e todas se sentem capazes e chamados a viver em prol do bem-comum e encontrar soluções criativas para resolver problemas complexos.
Image
A Schneider Electric é uma empresa de soluções eléctricas e de serviços para a eficiência energética, que coloca a ética e a responsabilidade no centro das suas interações com as comunidades onde trabalha. Em 1998 criou a Fundação Schneider electric, que tem como principal compromisso contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das sociedades através da educação, inovação, sensibilização e formação profissional relacionada com a energia.

Desde 2016, a Schneider Electric lançou, em parceria com a Ashoka, um programa de combate à pobreza energética, constituído por um concurso de projetos de inovação social que endereçam este problema, seguido de um programa de 3 meses de capacitação para a aceleração de escalamento de impacto dos projetos vencedores, envolvendo membros da empresa e da rede Ashoka como mentores deste processo. Cada edição termina com uma conferência de inovação social para o combate à pobreza energética, que pretende envolver outros atores da economia e dar início a um movimento maior de colaboração e partilha de conhecimento neste setor.

Na segunda edição do programa, 3 projetos portugueses beneficiaram do apoio financeiro e da capacitação facilitada pelos colaboradores da Schneider: Coopérnico, Just a Change e CENSE. No fim do programa de capacitação (que replicou o formato do nosso conhecido Globalizer), as relações estabelecidas entre a fundação, os colaboradores e os projetos continuaram. Hoje, a Schneider Portugal apoia ativamente estes projetos.
Image
A Vieira de Almeida & Associados é uma firma de advogados com uma experiência de quase 10 anos de desenvolvimento de um extenso Programa de Responsabilidade Social Corporativa. A instituição, pela VdA, da Fundação Vasco Vieira de Almeida representa um passo adicional neste percurso, traduzindo a vontade da Firma de aprofundar o seu compromisso de responsabilidade social e ambiental com a comunidade, através da promoção da educação para a cidadania e da afirmação do papel essencial da educação e do conhecimento na promoção dos direitos humanos e do Estado de Direito.

Desde 2018, os seus associados prestam serviços legais aos Ashoka Fellows Portugueses e fazem parte do Comité de Pilotagem da Ashoka Portugal como conselheiro legal.