Agrupamento de Escolas de Freixo

Inserido numa zona marcadamente rural, o Agrupamento de Escolas de Freixo abre os horizontes dos seus alunos e capacita-os a ser agentes de transformação e inovação na comunidade envolvente através do uso da tecnologia e de métodos de ensino empoderadores.

O Agrupamento de Escolas de Freixo é uma escola pública fundada em 1986 no Concelho de Ponte de Lima. Tem cerca de 700 alunos, do pré-escolar ao 9.º ano, sendo que 70% dos quais são subsidiados devido às dificuldades económicas da região. 

Esta escola assume-se como um polo importante para a dispersa população de mais de 7 mil habitantes que serve, não apenas por ser o maior empregador da área (85 Professores e 47 Assistentes), mas também pelo enorme envolvimento com a comunidade nos seus projetos educativos, desportivos, culturais e de experiências tecnológicas.

Através de salas de aula dinâmicas e interativas, do trabalho por projetos, de clubes ligados às novas ciências e do apoio dos professores que se tornam mediadores das aprendizagens, os alunos são incentivados a aprender por si, segundo os seus interesses e da forma que lhes for mais significativa. Esta experiência educativa adaptada aos desafios do século XXI é essencialmente global, virada para fora, aberta ao seu entorno e intimamente ligada às necessidades da comunidade envolvente. 

Esta Escola integrou a equipa de Escola Transformadoras da Ashoka, pelo seu compromisso com a formação de agentes de transformações positivas na sociedade e por ser embaixadora de uma mensagem de mudança do paradigma educativo a nível nacional nesse sentido.
“Nós vamo-nos desenvolvendo porque esta escola deixa-nos criar, deixa-nos imaginar, abre-nos horizontes para conseguirmos ver as coisas de outra forma, de uma forma mais criativa.”