Escola Profissional Magestil

Na Escola Profissional Magestil, cada aluno é visto como “um cidadão do qual depende o mundo”. A educação é orientada para os valores, para o conhecimento, para o empreendedorismo e, acima de tudo, para a vida.

A Magestil é uma instituição privada de utilidade pública localizada em Lisboa e dirigida ao ensino profissional de alunos do 10º ao 12º ano. Os seus cursos profissionais assentam em abordagens inovadoras com grande proximidade à comunidade, preparando os seus alunos simultaneamente para o mercado de trabalho e para uma participação cívica ativa e transformadora, aliando o desenvolvimento de competências e conhecimento profissionais com experiências de vida que os formem enquanto seres humanos sensíveis, críticos e capazes.

Esta é uma escola orientada para o empreendedorismo, gerando constantemente novos produtos e conceitos de conhecimento integrado e estratégico, procurando estar sempre na "vanguarda do saber" para que o Ensino Profissional continue a ser uma das principais fontes de aquisição de conhecimento, de competências, saberes e de progresso de que as Empresas e o País têm uma necessidade vital.

Os projetos propostos aos alunos preveem uma dinâmica formativa centrada no aluno e no learning by doing que visa, por um lado, uma maior proximidade às diversas realidades do mercado de trabalho e, por outro lado, contribuir para o desenvolvimento e enriquecimento do leque de competências técnicas e de trabalho, nomeadamente em equipa, a adquirir por cada aluno. Tal deve-se em grande parte a uma relação próxima Escola-Tecido Empresarial, tem proporcionado visitas de estudo, workshops, feiras e outros eventos, sempre numa lógica de promoção e desenvolvimento de competências específicas e transversais.


A Magestil pretende ainda ser uma plataforma de partilha de experiências sobre tendências do nosso tempo, oferecendo formas eficazes a todos os jovens que queiram desenvolver-se profissional e pessoalmente com um papel ativo na sociedade, movidos pela curiosidade capaz de transformar o mundo. Para além das sinergias com empresas, isto é também conseguido com várias pontes feitas ente os cursos e projetos sociais, como é o exemplo dos curso de Design e Moda e de Coordenação e Produção, que trabalham em parceria de forma a que o produto final do primeiro período letivo dos alunos seja a entrega de produtos para doar a instituições de acolhimento de crianças. 

Desde 2017, esta escola integrou a equipa de Escolas Transformadoras constituída pela Ashoka, assumindo assim o compromisso de ser embaixadora de um novo paradigma educativo que permite que todos se sintam preparados e chamados a ser agentes de transformação positiva nos seus contextos.

Mais do que aprender fazendo, os nossos alunos aprendem criando valor para a sociedade.”