Colégio São José

O Colégio de São José abraçou um paradigma de ensino-aprendizagem centrado no aluno, criando um inovador modelo pedagógico chamado VOAR que pretende formar hoje os líderes de amanhã.

Este estabelecimento de ensino privado, fundado há quase cem anos, acolhe hoje cerca de 180 alunos desde o Pré-Escolar até ao 9º ano em Coimbra. 

Nos últimos cinco anos, o Colégio de S. José tem vindo a alterar a sua visão sobre a Educação e, consequentemente, sobre a sua ação pedagógica. Para trás ficou um paradigma centrado no professor e na transmissão de conhecimento. Uma nova pedagogia, centrada no educando, ganha força e consistência com grande dinamismo. No Modelo Educativo VOAR, cujos pilares - “Vinculações”, “Ousadia/Empreendedorismo”, “Autonomia” e “Responsabilidade” – inspiram toda a ação educativa, cada educando é olhado e respeitado como um ser único, sendo o principal responsável pela sua educação. 

A participação dos alunos na resolução de problemas sociais e ambientais dentro e fora da escola é um dos aspetos mais distintivos deste modelo, que integra no dia-a-dia das crianças a participação em equipas de projeto, assembleias democráticas e ações na comunidade. Desta forma, cada aluno desenvolve a sua personalidade e constrói o seu conhecimento de forma ativa e comprometida, fazendo opções, investigando e organizando o conhecimento adquirido, partilhando e demonstrando o que aprendeu.

O Colégio S.José integrou, em 2017, a equipa de Escolas Transformadoras da Ashoka Portugal, assumindo desta forma o papel de embaixadora de um novo paradigma educativo que prepara e inspira os alunos a serem agentes de transformações positivas no seu entorno.
 
“A nossa missão é formar pessoas com personalidades livres, firmes, vinculadas a Deus, preocupadas com o bem comum, capazes de intervir na sociedade e de influenciar a sua cultura.”